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MATRIZES

Organização e nomenclatura

  • Nomenclatura

Todos os arquivos seguirão a lógica de nomenclatura apresentada. Cada seção que a compõe estará separada por _ (sublinhado) e os – (hífens) separam as subseções. Segue:

TítuloDaObra_P_XX-XX_24_1920x1080_LR_H264-40Mbps_Comentário

  • TítuloDaObra -> nome da obra;
  • P > Neste espaço é possível encontrar uma de duas classificações: P ou D. P, indica a versão de preservação, contém cabeçalho com informações sobre o filme, além do material de base limpa. D, por sua vez, indica os arquivos de Distribuição, que são o filme em seu formato para exibição, sem as informações extras da versão P.
  • XX-XX -> as primeiras duas letras fazem referência à principal língua falada do filme e as duas seguintes à legenda queimada na imagem. XX significa que não há língua falada ou legenda, dependendo de sua posição. Além disso, caso as LIBRAS estejam impressas na imagem, uma terceira subcategoria pode aparecer, exemplo: PT-ES-LIBRAS (principal língua falada é o português, com legendas em espanhol e LIBRAS impressas na imagem);
  • 24 -> é a quantidade de quadros por segundo da obra. Colocamos apenas o número inteiro, portanto 23 é 23,976, 29 é 29,97 e 59 é 59,94.
  • 1920×1080 -> É a resolução do arquivo em questão. Caso existam arquivos com resoluções diferentes, elas estarão descritas neste campo.
  • LR -> Canais de áudio que compõem o arquivo. LR se refere à mescla estéreo. LRCLFELsRs é o equivalente ao 5.1. É importante destacar que a ordem na qual aparecem corresponde à ordem dos canais dentro do arquivo;
  • H264 -> Codec do arquivo.
  • 40Mbps -> quantidade de megabits por segundo utilizada na compressão. Esta informação é útil porque alguns festivais pedem mínimos ou máximos. Nós fazemos duas versões: 40Mbps, que consideramos apropriada para projeções e 16Mbps, que é para plataformas digitais. Vale ressaltar que esta informação não é apresentada em todos os formatos, apenas quando pertinente.

Comentário -> Este é um espaço para adicionar modificadores como nomes de festival, alterações nas logos iniciais e quaisquer outras especificidades.

  • HD de matrizes

O HD de matrizes conterá todo o resultado dos trabalhos de masterização. O material será dividido em duas grandes categorias, Preservação e Distribuição. Segue o esquema de organização e a explicação sobre cada item.

  • Preservação: a pasta de preservação contém uma versão das matrizes pensada para seu arquivamento de longo prazo. Os arquivos possuem informações técnicas em seus cabeçalhos, o material em sua forma de base limpa (sem intervenções gráficas) ao final e todo o material sonoro existente (mesclas e STEMs). É importante destacar que todo o material encontrado dentro da pasta de Preservação terá precisamente a mesma duração (sincrônicos).
    • 01_DPX -> esta é a pasta da matriz de imagem da obra. Uma sequência de imagens em DPX 10bits ou 12bits, em sua resolução original, sem nenhum tipo de compressão. Não é um material pensado para ser tocado, mas é a melhor qualidade de imagem disponível.
    • 02_LPCM -> todas as mesclas disponíveis e todos os STEMs disponíveis estarão nesta pasta. Sempre em no codec LPCM com a resolução de 28kHz e 24bits.
    • 03_DNx -> este é o arquivo mais versátil da preservação, terá a resolução de imagem original, utilizando a melhor versão disponível do DNx (sem compressão dos canais de cor e com alta profundidade de cores). Sonoramente, este arquivo terá todas as mesclas e STEMs sonoros incluídos nele (podendo ter dezenas de canais sonoros).
    • 04_SRT -> todas as legendas disponíveis, sincronizadas com o material de preservação.
    • 05_Acessibilidade -> todo o material de acessibilidade sincronizado com o material de preservação.
  • Distribuição:
    • 01_ProRes -> são ProRes 422 HQ, um codec sem perdas visuais, portanto são ótimos para gerar outros arquivos, caso necessário e podem ser utilizados para projeção.
    • 02_LPCM -> aqui estarão todas as versões do som do filme. São arquivos WAV, sem compressão, que sincronizam naturalmente com os DPX ou qualquer outro arquivo encontrado entre as matrizes.
    • 03_H264 -> os famigerados .MP4, os arquivos que serão mais utilizados. Vimeo, YouTube, amigos, parentes, toda sorte de festival digital. Não há muito que adicionar, certo? Fazemos 2x H.264 para cada versão do filme, uma versão para redes, em 2K com 20Mbps, e outra versão para projeção, que mantém a resolução original do filme e possui um bitrate mais alto, preparando o arquivo para possíveis projeções (2K > 20Mbps, 4K > 65Mbps).
    • 04_H265 -> Evolução do H.264, mas como sua adoção ainda não é geral, pode ser que esteja vazia.
    • 05_SRT -> o formato mais básico e mais seguro para legendas. Os arquivos que você encontrar nesta pasta, estarão sincronizados a qualquer uma das matrizes. Vale lembrar que, podem existir duas versões para cada legenda, portanto verifiquem a quantidade de quadros por segundo (23, 24, 29, 30, 69, 60) antes de enviar o arquivo.
    • 06_JPEG2000 ->  sequência de imagem, que é a base para a criação dos DCPs.
    • 07_DCP -> aqui estarão os DCPs, encontrados dentro de um arquivo ZIP ou TAR, que terá o original (OV), sem legendas, apenas imagem e som; e as versões (VF) uma para cada legenda. As VFs funcionam apenas quando acompanhadas da OV, pois a utilizam como fonte da imagem e do som.
    • 08_Outros -> Caso outros formatos façam parte da masterização, serão encontrados aqui. Um exemplo são as famigeradas XDCAM, que entregamos para EBC e outras emissoras.
    • 09_Acessibilidade -> todo o material de acessibilidade produzido para o filme entra aqui. Legendas descritivas, audiodescrição e LIBRAS. Optamos por manter todo este material num mesmo espaço, facilitando seu controle.
    • 10_Trailer -> Caso existam, todas as versões dos trailers estarão aqui (ProRes, DNx, H.264).
    • 11_Divulgacao -> Pasta utilizada para colocar o material de divulgação do filme, quadros extraídos do filme e material gráfico, como cartazes.
  • Google Drive

Sobre as pastas de matrizes, estamos fazendo algumas mudanças relacionadas ao seu uso, pois, com a quantidade de projetos que hospedamos, ficou impossível administrar os pedidos de acesso.

Seguiremos oferecendo os arquivos online por um ano, sem nenhum custo adicional, contando da data de finalização. Também seguiremos oferecendo a extensão desse prazo, com o custo adicional de R$ 300,00 por ano, por projeto (isso ajuda a pagar nossa conta do Google, que, hoje, ultrapassa os R$ 1.500,00 mensais).

O que muda é o acesso. Cada projeto poderá cadastrar até 5 emails para ter acesso irrestrito à pasta, mas não permitiremos o compartilhamento dos arquivos com terceiros. A razão para a restrição é que é esse compartilhamento com terceiros que nos gera uma quantidade de trabalho que não conseguimos absorver. Existe o plano de oferecer esse serviço, mas, no momento, não temos mão de obra suficiente para fazê-lo.

Enviem a lista de emails, para que possamos cadastrar o acesso. Devem ser contas Google.

Para terminar, segue uma rápida explicação sobre a pasta de matrizes que está online.

DESCRIÇÃO DA PASTA DE MATRIZES NO GOOGLE DRIVE

A organização da pasta se dá a partir de a partir dos CODECs/Formatos utilizados. Foi pensada para ser a mais cristalina possível, apesar de necessitar de algum conhecimento técnico. Para facilitar, segue um guia:

  • 00_DNx -> Esta pasta contém o único arquivo de Preservação que subimos para o Google Drive. É o arquivo de maior qualidade que ficará disponível online, entretanto, não é um arquivo que pode ser usado para distribuição, pois possui cabeçalho, rodapé, todas as meclas sonoras disponíveis e a base limpa ao final do arquivo.
  • 01_ProRes -> São ProRes 422 HQ, um codec sem perdas visuais, portanto são ótimos para gerar outros arquivos, caso necessário e podem ser utilizados para projeção.
  • 02_LPCM -> aqui estarão todas as versões do som do filme. São arquivos WAV, sem compressão, que sincronizam naturalmente com os DPX ou qualquer outro arquivo encontrado entre as matrizes.
  • 03_H264 -> os famigerados .MP4, os arquivos que serão mais utilizados. Vimeo, YouTube, amigos, parentes, toda sorte de festival digital. Não há muito que adicionar, certo? Fazemos 2x H.264 para cada versão do filme, uma versão para redes, em 2K com 20Mbps, e outra versão para projeção, que mantém a resolução original do filme e possui um bitrate mais alto, preparando o arquivo para possíveis projeções (2K > 20Mbps, 4K > 65Mbps).
  • 04_H265 -> Evolução do H.264, mas como sua adoção ainda não é geral, pode ser que esteja vazia.
  • 05_SRT -> o formato mais básico e mais seguro para legendas. Os arquivos que você encontrar nesta pasta, estarão sincronizados a qualquer uma das matrizes. Vale lembrar que, podem existir duas versões para cada legenda, portanto verifiquem a quantidade de quadros por segundo (23, 24, 29, 30, 69, 60) antes de enviar o arquivo.
  • 06_DCP -> aqui estarão os DCPs, encontrados dentro de um arquivo ZIP ou TAR, que terá o original (OV), sem legendas, apenas imagem e som; e as versões (VF) uma para cada legenda. As VFs funcionam apenas quando acompanhadas da OV, pois a utilizam como fonte da imagem e do som.
  • 07_Outros -> Caso outros formatos façam parte da masterização, serão encontrados aqui. Um exemplo são as famigeradas XDCAM, que entregamos para EBC e outras emissoras.
  • 08_Acessibilidade -> todo o material de acessibilidade produzido para o filme entra aqui. Legendas descritivas, audiodescrição e LIBRAS. Optamos por manter todo este material num mesmo espaço, facilitando seu controle.
  • 09_Trailer -> Caso existam, todas as versões dos trailers estarão aqui (ProRes, DNx, H.264).
  • 10_Divulgacao -> Pasta utilizada para colocar o material de divulgação do filme, quadros extraídos do filme e material gráfico, como cartazes.
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