Castelo de terra
Documentário | 95' | Brasil/França | 2019
Sem Rumo
Montagem | Finalização | DCP | Depósito legal
Sinopse
Em 2012, a diretora Oriane Descout abandonou sua vida na Europa para encontrar seu destino a 9.000 km de distância. Ao longo de 7 anos, registrou os desafios enfrentados e descobriu um novo estilo de vida: rural, coletivo, autogerido e anticapitalista.

 --//--

Nem sempre é possível saber onde nossos anseios podem nos levar. Quando Oriane iniciou sua jornada em busca de suas utopias, não imaginava que o destino a guiaria para o interior do Brasil. Em Rio Pomba, estado de Minas Gerais, a francesa, urbana e feminista encontrou a si mesma, a seu companheiro Márcio "Marreco", a agroecologia, outros sonhadores e o desejo de uma sociedade no campo, coletiva, autogerida, anticapitalista, sustentável e em conexão plena com a natureza. E assim, Oriane erigiu seu utópico "Castelo de Terra".

A decisão de Oriane foi radical: deixou seu país e abandonou um trabalho assalariado para viver em uma comunidade alternativa, rural e ecológica, construir sua casa de forma autônoma, coletiva e sustentável junto a seu companheiro e cultivar seus próprios alimentos. E durante o processo, surgiram outros desafios, até maiores dentro do contexto capitalista, como a oposição dos proprietários de terra e as mudanças políticas ocorridas no Brasil, que acirraram os ânimos na sociedade brasileira.

Cenas de animação se sobrepõe às filmagens, como símbolos dos sonhos e das angústias do casal. Em plano de fundo se desenrola a situação política no Brasil, e a organização coletiva e autogerida na qual o casal vai tentar encontrar uma forma de saída.

“Castelo de Terra” revela os desafios que Oriane e Marreco enfrentaram ao longo de 7 anos, sempre sob o olhar pessoal, engajado e ousado da diretora.
Equipe
Direção: Oriane Descout
Produção executiva: Milana Christitch e Tatiana Mitre
Montagem: Eléonore Greif & João Gabriel Riveres
Festivais e prêmios
Millenium Festival - 2020 - Docs for climate
26º Cine Eco - 2020 - Competição internacional de longas-metragens